Dicas para estimular a linguagem infantil através de histórias

Muitos pais perguntam como estimular a linguagem infantil e a primeira coisa que oriento é conversar com a criança! Isso parece tão óbvio, tão básico, mas infelizmente hoje em dia temos um ritmo acelerado em tudo, inclusive nas relações. O tablet, celular, televisão e o trabalho entram em casa e ocupam o lugar que deveria estar repleto de conversas, brincadeiras e atenção.

Sim, a vida nos imprime esse ritmo, mas que tal na hora de fazer a comida colocar seu filho na mesa com massinhas e panelinhas para fazer também, mostrar os tipos de alimentos que está preparando, os cheiros, as texturas. Solicitar ajuda para colocar a mesa e fazer desse momento algo divertido.

Sim, todos “temos” que responder e-mails, ou passear pelas redes sociais, mas isso pode esperar, esperar para depois que os filhos forem dormir, preferencialmente após um momento calmo, sem tablets, celulares ou afins, e sim com uma historinha. Mas sei que a vida é corrida, corrida para ler esse post inclusive, então vamos resumir com dicas práticas:

  1. Leia histórias, a literatura infantil é vasta. Inicialmente mostre os livros, os desenhos, as figuras, explore cada página sem se preocupar com a história e sim com seus desenhos. Mas faça isso sempre, todos os dias, crie esse habito, antes de dormir é o melhor momento.
  2. Invente histórias ou conte fatos importantes da vida da criança. Quem estava quando nasceu, sobre a vovó e suas maluquices, sobre os cachorros que já teve, faça desse momento um momento de descobertas.
  3. Criem histórias juntos. Inicie com “era uma vez…” e peça para a criança te ajudar na construção da história. Isso vai estimular sua imaginação e quem sabe mais adiante tenhamos um bom escritor!
  4. Depois que terminar faça algumas perguntas simples como o nome do personagem, o que aconteceu, ou quem mais estava na história. Perguntas pequenas, diretas e objetivas. Use uma linguagem acessível. Isso vai facilitar mais tarde a interpretação de textos.
  5. Use os livros para auxiliar com temas que possam ser difíceis de lidar como o desfralde, uso de chupeta ou início da vida escolar, a literatura infantil tem uma série de títulos com os mais variados assuntos.
  6. Ao conversar com a criança abaixe-se, aproxime o rosto, dê atenção. É mais fácil dedicar 30 segundos para olhar e responder adequadamente uma criança do que ficar ignorando essas solicitações e depois gritar “O QUE É MENINO (a)? NÃO VÊ QUE ESTOU OCUPADA!”

O importante é achar a forma mais adequada e que se adapte a cada famílias crianças crescem muito rápido, o tempo passa acelerado, mas é necessário pensar nas nossas reais prioridades. E Vale a dica, se houver qualquer dúvida sobre o tempo de aquisição da fala, audição ou qualquer outro assunto relacionado procure um fonoaudiólogo para uma consulta.